sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Costumes de Casamento Indiano

Esta linda moça de vermelho é Farhat Wali, ela tem 28 anos e é irmã de um grande amigo meu da região de Kashmir, na Índia. Nesta foto ela estava se preparando para seu casamento com um elaborado desenho de mehndi, e ao redor está o clã feminino de sua família. A cerimônia ocorreu há 6 meses atrás.

Umas das mais importantes ocasiões na qual o Mehndi é utilizado são nas cerimônias de casamento. O Mehndi Raat (noite da henna), antecede a celebração, na qual já se iniciam uma parte das festividades. Esta é uma tradição em si mesmo, e tem permanecido a mesma por muitos anos.

É habitual o noivo prover a noiva e outros membros femininos da família com henna. Normalmente as mães de ambos os noivos derramam um pouco de henna nas palmas do futuro casal antes de iniciarem os desenhos, isso trará sorte e felicidade à união. O evento do mehndi é a oportunidade perfeita para as mulheres de ambas as família se conhecerem melhor, como a aplicação demanda tempo, elas contam histórias, cantam e se divertem até o fim do "ritual".
O mais popular conto sobre as tradições do mehndi afirma que a futura noiva não poderá executar nenhum trabalho manual até que o desenho da henna saia completamente do corpo. Durante o primeiro mês de casada, uma criada irá fazer todas as suas obrigações domésticas, incluindo banhá-la, logo a noiva não precisará usar suas mãos para muita coisa, preservando assim o mehndi, isto possibilita a mesma usar seu farto tempo livre para conhecer melhor os membros de sua nova família. Outra história fala que quanto mais tempo a henna permanecer escura na pele, mais a mãe do noivo irá amar sua nora.

Alguns processos de aplicação de henna podem levar até 24 horas e requer uma paciência considerável por parte da noiva. Isto comprova que a mais paciente das noivas poderá receber o mais elaborado desenho e a mais durável pintura, provando que ela foi naturalmente dotada com o presente da paciência, ou estava disposta a aprender esta qualidade. Até hoje, em muitas vilas, é com a sogra que a noiva gasta a maior parte de seu tempo antes de casar, então é vital que elas tenham uma relação harmoniosa.

Na imagem ao lado Farhat está pacientemente recebendo seu elaborado desenho com características de peacock (pavão), este é um dos estilos mais tradicionais de mehndi para as noivas indianas, pois sugere amor e desejo durante a união.
Outro costume popular é o de esconder as iniciais do futuro marido no desenho de mehndi. Na noite de núpcias a noiva pede ao noivo para encontrar as iniciais que foram camufladas no mehndi recebido, se ele obtiver sucesso, significa que o mesmo irá dominar a parceira no casamento, mas se ele falhar, a esposa será a única a ditar as regras na relação.

Em algumas seitas, especialmente em Punjab, o noivo pinta sua mão com henna e deixa a marca sobre a parede de sua casa como um lembrete do evento especial e como símbolo de que ele está se tornando um homem. Muitas famílias preservam a marca o tempo que for possível.

A associação do mehndi com a alegria e celebração é considerada como algo tão sagrado que uma viúva não poderá mais tocar em henna, pois não é mais admitido a ela sentir alegria, sua associação com a alegria é cortada por Deus, como se ela fosse excluída de todas as suas funções sociais. É considerado má sorte uma noiva cruzar o olhar com uma viúva antes do casamento.

Não só no casamento, a henna também está presente em outros significantes eventos e ocasiões especiais, isto inclui o pooia (orações sagradas) antes do nascimento de uma criança e cerimônias como o Karwa Chouth, onde as mulheres hindus rezam para a saúde e longa vida de seus maridos. Todas estas ocasiões especiais são celebradas através da aplicação de mehndi nos pés e mãos de mulheres com delicados e elaborados desenhos.



Om Sai Ram!!!

Nara.

8 comentários:

  1. Oi Nara.
    Meu Nome é Jennifer e estou fazendo faculdade de maquiagem profissional, e estou no 2 semestre.
    Tenho uma prova de maquiagem em dezembro de elaboração de noivas digamos que tematicas e vou fazer a indiana.
    Comprei o sare, pulseras, e a henna pronta já.
    e estou a procura de mais informações. Achei seu blog numa procura pelo google.
    E gostaria de um resumo sobre uma noiva Indiana.

    Aguardo Informações sua.
    Grata Jennifer

    ResponderExcluir
  2. oi nara meu nome é lissa
    e gostei muito do seu blog,
    e que queria te pedir que vc postasse
    mais fotos.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se na india os homens que escolhem suas mulheres mesmo sem elas quizerem e que apartir de qual idade uma mulher pode se casar lá, bjs e me responda por favor
    meu orkut é euamusorvete@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. hello nara! we are british, and we like your blog about india! we are doing a trip to india and we wanna know how is there. the womans, the clothes... if you really like india, read india love book, i think is paichao india in brazil. please give me a msg back
    anne and kim

    ResponderExcluir
  5. olá Nara,

    Chamo-me Crystile e o meu namorado é indiano e desejamos ter um casamento indiano mas não sei por onde se pega e sinto-me perdida. Preciso de ajuda de alguém que conhece os rituais e o que é necessário para o efectuar. Espero que me possa ajudar obrigada. bj

    ResponderExcluir
  6. crystilerodrigues@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. kya haal hai
    olá Nara,
    Muito bom ouvir sobre esse país tão maravilhosos de múltiplas culturas, me sinto orgulhosa em cada vez mais aprender..
    Afinal tenho um noivo indiano, compartilhamos muitas coisas juntos.
    Ontem meu Rohit me ajudou a realizar a cerimônia Karwa Chouth, é uma espécie de jejum.
    Mulheres começam a preparar para o Karva Chauth alguns dias de antecedência, através da compra de cosméticos (Shringar), adornos tradicionais ou, jóias e itens puja, como as lâmpadas karwa, Matthi, henna e os puja decorado thali (placa).
    O jejum começa com a alvorada. Mulheres em jejum não comem durante o dia, e alguns adicionalmente não beber água também. Em observâncias tradicionais do jejum, a mulher de jejum não faz tarefas domésticas.
    Karwa Chauth é uma ocasião que incentiva as pessoas a se reunir e socializar com os amigos e familiares presentes.
    Os presentes trocados, nesta ocasião, reflete alegria, esplendor, brilho e felicidade de uma vida de casados.

    ResponderExcluir
  8. oiie nara, eu moro no brasil e meu namorado é indiano, e gostaria de saber como eles me receberiam lá, porque no entanto eu nunca fui ele que vem pra cá, estou com um tanto de medo depois de uns links que eu vi, sobre sogra e nora. kk mais faz parte o amor ultrapassa continentes.. mais eu amo a cultura indiana por ele.. ! beijos amei o artigo.

    ResponderExcluir