sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A arte do Mehndi


Mehndi é a palavra indiana usada para henna. A pintura do corpo com a henna representa uma experiência terapêutica e espiritual, na qual é uma das razões para ela nunca ser realizada com pressa.
Depois que os Magnatas trouxeram a arte mehndi do centro-oeste (Egito) no séc. XII, isto rapidamente se espalhou pela Índia e Bangladesh.

Os desenhos mehndi geralmente estão ligados a crenças e práticas religiosas. Por exemplo, uma pessoa islã reza com os braços totalmente abertos e suas palmas estão voltadas para cima, logo, para não se destrair da oração, suas mãos só poderão ser decoradas com desenhos abstratos, evitando assim desenhos com formas mais específicas.

Na Índia, só a parte superior do umbigo é considerada sagrada, então muitos símbolos religiosos podem ser desenhados neste espaço, tal como o OM (símbolo universal) ou a Swastika (o sinal da pureza). As dançarinas se utilizam do mehndi nas palmas de suas mãos, deste modo, o público pode ver seus movimentos à distância, ajudando a melhorar suas performances.

CURIOSIDADES: traços de henna foram encontrados sobre as mãos de uma múmia de 5 mil anos, sugerindo que o Mehndi data do antigo Egito. Existe um velho ditado árabe que diz: "Se eu não falar a verdade, eu não oferto minhas mãos para a henna". Indicando a importância do mehndi para esta civilização, tanto que eles a usavam para afastar espíritos do mal e forças espirituais perigosas. A henna também era utilizada como um cosmético por mulheres privilegiadas que gastavam horas embelezando-se, pintavam as unhas, pele e cabelo com o preparo do mehndi através de uma planta chamada lawsonia inermis.

Fonte: the art of Mehndi por Sumitra Batra


Om Sai Ram!!!
Nara.

Um comentário:

  1. Bom dia Nara... Sou Beth Fallahi do Atelier Beth Fallahi de danças típicas orientais... estou gostando muito do seu blog... Gostaria de publicar trechos dele no meu blog... gostei de muitas fotos dele e somos apaixonadas pela arte indiana (não pelas coisas da rede globo) opinião pessoal. Se voce quiser entrar em contato comigo é só procurar o blog do atelier beth Fallahi... Parabéns... bjs
    Obs. Minha professoa de dança indiana em Sâo Paulo era fabulosa, ela passa a maior parte da vida dela estudando na ìndia... pouco ela vive no Brasil.

    ResponderExcluir